Instalação e Operação da Série Pro-R - Dicas e dúvidas

 

Esta seção é destinada a esclarecer as dúvidas mais comuns experimentadas por nossos clientes quando da instalação e/ou utilização da Série Pro-R. Ainda recomendamos a leitura dos Guias Rápidos, disponíveis na seção Downloads.

Porém, se alguma dúvida ainda persistir, por favor entre em contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

► Evite o uso de filtros HPF (filtros de freqências subsônicas) em subwoofers com qualquer modelo da Série Pro-R

 

Todos os modelos da Série Pro-R dispensam o uso de filtro passa-altas (HPF) ou filtro de frequências subsônicas ao redor de 20-40Hz quando utilizados com subwoofers, pois já possuem um sistema interno de rejeição dessas frequências indesejáveis o SQF – Subwoofer Q-Factor.

 

O SQF é um HPF especial, que provê a necessária proteção para os subwoofers, diminuindo drasticamente o deslocamento dos cones e a distorção harmônica, ao mesmo tempo em que aumenta o desempenho e a “pegada” de graves do sistema de sub´s.

 

Porém acrescentar no gerenciador de sistemas mais um filtro HPF, irá prejudicar o desempenho dos sub´s, pois iremos sobrepor dois filtros diferentes operando na mesma região. Os sub´s perderão “peso” e “pegada”, sendo uma ação prejudicial e totalmente desnecessária.

 

Por exemplo: se com amps comuns você utilizava nos sub´s cortes em 30Hz e 80Hz, retire o HPF de 30Hz, dando bypass nesse filtro. A resposta da via de sub´s fica então de 0 à 80Hz.

 

Assim, o SQF da Série Pro-R assumirá a função de proteger seus subwoofers, dando-lhes um desempenho como você jamais viu antes!

 

► A refrigeração da Série Pro-R e a manutenção dos filtros de ar

 

O sistema de refrigeração do seu Pro-R é muito superior aos empregados em amplificadores convencionais. Ele aspira o ar da frente para a traseira – um padrão internacional. Apenas isso já o torna mais seguro do que qualquer equipamento que admite ar de “trás-para-frente” – pois atrás de um rack de amplificadores costuma fazer muito calor!

 

Além disso, os filtros de alta qualidade posicionados nas entradas de ar e longe dos ventiladores retiram todos os contaminantes sólidos do ar, tais como: poeira, sujeira, areia, poluição, sais de vários tipos, além de óxido de ferro e óxido de cobre metálicos (cloretos de ferro e de cobre), todos altamente prejudiciais aos dissipadores de calor.

 

Estes materiais com o tempo sedimentam nas aletas de alumínio dos dissipadores de calor, formando uma película isolante e diminuindo progressivamente a condutividade térmica dos dissipadores em sistemas não-filtrados.

 

Para evitar isso, na Série Pro-R todo o ar aspirado pelos ventiladores é previamente filtrado antes de entrar no gabinete e quase a totalidade dos contaminantes ficam retidos no filtro, passando somente uma quantidade mínima das partículas mais densas (as mais pesadas). Estas, graças a montagem “de cabeça para baixo” da Série Pro-R, irão se depositar, pela ação de seu próprio peso, na parte inferior do gabinete (na tampa inferior), onde não existem dissipadores de calor nem componentes eletrônicos.

 

A única manutenção requerida é a retirada e a limpeza periódica dos filtros de ar, facilmente executada com as mãos pela frente do aparelho, não sendo necessário qualquer ferramenta, nem a retirada dos amps do rack. Basta retirar os filtros quando aparentarem estar muito sujos e lavá-los com água e detergente neutro. Sem torcer ou esfregar, apenas deixando-os de molho por alguns minutos e em seguida secando-os naturalmente à sombra.

 

► O aterramento do AC agora é lei !

 

O aterramento da alimentação AC dos seus rack´s de amplificadores, de qualquer marca ou modelo, é absolutamente necessário para manter a segurança. E AGORA TAMBÉM É LEI FEDERAL!

 

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11337.htm

 

O não ulitização do aterramento nos sistemas elétricos de uma locadora poderá até responsabilizá-la judicialmente em caso de acidente em suas locações – portanto, faça disso um procedimento padrão em sua locadora! Nem sequer inicie o trabalho de montagem do evento sem antes prover a correta instalação elétrica com o devido aterramento – em caso de dúvidas, consulte um eletrotécnico habilitado ou engenheiro elétrico para que ele implante este procedimento em sua empresa.

 

► O Ganho das entradas / Sensibilidade

 

Toda a Série Pro-R foi padronizada com ganho de 32dB (também conhecido como 40x) em todas as entradas e modelos; pois na prática, todos os amplificadores profissionais (touring-class) de qualquer marca ou nacionalidade adotam esse padrão de ganho fixo, quando muito, com pequenas variações ao redor desse valor. Sendo assim, se for utilizar a Série Pro-R junto de outras marcas de amplificadores profissionais (principalmente os importados) fique atento para o seguinte:

 

- Geralmente amps profissionais (importados) vem presetados de fábrica em 32dB de ganho. Se não, praticamente todos permitem que se altere o ganho para 32dB (ou 40x) – você deve consultar o manual do mesmo para verificar como proceder;

- Amplificadores profissionais que oferecem várias opções de ganho normalmente o fazem em uma faixa que vai de 26dB a 38dB, sendo que o 32dB é sempre disponível;

 

Já os amplificadores semi-profissionais (principalmente importados) são geralmente calibrados em termos de sensibilidade, e não em ganho fixo. Os casos mais comuns são as sensibilidades de +4dBu (1,2V), 0dBu (0,7V) ou 1,4V.

 

Nestes casos, deve-se procurar no manual se tal amplificador oferece a opção de ganho fixo e então selecionar 32dB (ou 40x). Se não dispor desse recurso, não restará outra alternativa senão igualar o ganho audivelmente (ou por equipamento) através dos controles de volume do mesmo.

 

Porém se tal amp for utilizado isoladamente em uma via específica (c/ todos os amps dessa via do mesmo modelo), então pode-se simplesmente acertar o ganho através do gerenciador de sistemas (ou crossover). 

 

Você poderá encontrar mais informações acerca desse assunto aqui mesmo nesta seção de FAQ´s, em: http://www.amplificadoresnextpro.com.br/index.php/faq-s/79-padrao-next/98-ganho-32-db

 

 
 
 
 
 
 

Amplificadores Next Pro by Next Digital